domingo, junho 21, 2009

Restabelecer verdade histórica!!!

Mensagem que enviei ao companheiro Celso Lungaretti eoutros!

Meu caro Lunga!

Acabei de assistir hoje, domingo, dia 21 de junho de 2009, no Canal Brasil da SKY e repetido por outros canais de assinatura, o documentario,"Tempo de Resistencia", onde inumeros revolucionarios dão seu depoimento sobre a resistencia dos combatentes brasileiros à Ditadura. Entre os depoimentos sinceros e emocionantes de Denise Crispim,que foi mulher e tem uma filha do "Bacuri", um dos mártires da luta armada, Aloisio Nunes Ferreira e até do inefavel Zé Dirceu, há tambem o de Darci Rodrigues.Este ultimo me chocou ao repetir a cantilena mentirosa e falsa, de que o campo de treinamento da guerrilha da VPR, no Vale do Ribeira no inicio dos anos 70, no interior de São Paulo, foi entregue pelo quem ele chama de traidor, Celso Lungaretti.

È mais que a hora, de exigir dos produtores e diretores do documentario que façam, em nome da verdade histórica, o esclarecimento que historiadores como Jacob Gorender e a própria vida ja fizeram: Celso Lungaretti não foi o delator que entregou o local do treinamento para a repressão. Como esta informação se tornou publica e abrange, atraves do documentario exibido no "Canal Brasil" e outros veiculos, fórum de seriedade histórica, é necessário mais uma vez isentar o Lungaretti desta perfidia e se for o caso, até entrevistarem o Celso e outros companheiros da época, para apontar o verdadeiro delator daquele fato.

As toruras barbaras e humilhantes que nós revolucionarios fomos submetidos nos porões da Ditadura, devem ser denunciadas sempre, assim como a verdade dos fatos que elas originaram. Se alguns e não foram poucos, fraquejaram e abriram companheiros e ações, os fatos devem ser esclarecidos. Mas uma mentira não pode destruir a reputação, a honra, a vida e a coragem de quem teve a audacia e o desprendimento humano de enfrentar, armados ou não, o aparato selvagem da ditadura.

Dou meu depoimento publico da honestidade e coragem histórica de Celso Lungaretti, que assumiu suas fraquezas e teve a ousadia de dedicar até hoje a vida no sentido de superá-las.Vamos então cobrar de Darci Rodrigues, ex-militante da VPR que corrija seu erro e retire as acusações falsas contra o c0mpanheiro Lungaretti, Os produtorese diretores do documentario, teem tambem o dever civico, humano e histórico de esclarecer esta questão.

Luiz Aparecido

ex-preso politico e até hoje militante do glorioso PCdoB

terça-feira, junho 02, 2009

Homem de sorte!!!1

SOU UM HOMEM DE SORTE!!!!
(primeira parte)


Esta fazendo um ano e meio agora em maio, que comecei a sentir os primeiros sintomas da cruel e rara doença “Meliopatia cervical”, causada pela compressão das vértebras sobre a medula, causando paralisia generalizada e podendo ocasionar a morte se não for interrompida cirurgicamente a tempo e não for depois, tratada com fisioterapia e medicamentos. Passei mais de um ano internado, primeiro no Hospital de Base de Brasília e depois no Sara Kubstcheck, onde a equipe do Dr. Hudson realizou exitosamente a cirurgia que abriu as vértebras comprimidas e liberou a medula. Agora é ter tempo para que a melhoria surja vagarosamente com a fisioterapia, remédios e paciência.

Nestes tempos terríveis em que tive que parar de trabalhar e ficar imobilizado muito tempo, contei fundamentalmente com o apoio, amor, carinho e dedicação de minha esposa Polyana Demoner, sem a qual teria possivelmente ficado totalmente aleijado ou morrido. Ela foi atrás de médicos, hospitais, cuidou de nossos filhos e de negócios pendentes, o que faz até hoje. Mas não posso esquecer-me do apoio e solidariedade do meu irmão Fernando Lopes da Silva, que varias vezes se deslocou de Cuiabá onde mora para ir a Brasília, me dar assistência junto com sua mulher Meire e dos amigos/irmãos Caio Carneiro Campos e sua mulher Andréia Barbosa, do Marcos Tenório, do Renato Rabelo e da direção nacional do PCdoB, principalmente do deputado Aldo Rebello e Rita Polli, Lucia Ana e Assis Soares, do senador Inácio Arruda, do também deputado Edmilson Valentin, dos companheiros dos gabinetes deles, do Jairo Jose Junior e do ex- deputado e companheiro Sergio Miranda e outros camaradas e amigos.

Quem mais esteve comigo

Foram solidários e me ajudaram muito até na minha sobrevivência, o Dr. Pedro Ynterian e a Assibral e Interlab de São Paulo, o Marcio Pinheiro, do Grupo Arara Azul, os irmãos Nilton e Luiz Wagner Chieppe, do Grupo Águia Branca, assim como o coronel Klinger Sobreira de Almeida, do mesmo grupo na Bahia. Também na Bahia, o Celso Mathias esteve sempre solidário e presente, assim como meu camarada e amigo deputado Javier Alfaya, o Calucho e o Fernando Coelho. Outro amigo que não me faltou foi o Aramis Moraes da Receita Federal em São Paulo, o Luiz Augusto de Araujo, nosso querido “Lula” e a minha amigona Cynira Maturama. Outro sempre presente é o historiador, amigo e meu biógrafo Pablo Emmanuel Moura. E ainda o velho amigo Rubens Gatto, que saia de suas dolorosas sessões de hemodiálise para ir me visitar no Sara. Outro sempre presente tem sido meu companheiro e governador moral de Brasília, o Orlando Cariello e o combativo Carlos Pompe.

Um homem nunca esta só quando tem amigos verdadeiros. E disso não posso me queixar. O ex-governador Max Mauro acompanhou de longe o drama que vivi, o José Salvador e Max Filho que na época prefeito de Vila Velha, foi a Brasília com o Arnaldo Borgo me visitar. Muitos não puderam ir a Brasília me ver, mas telefonaram e acompanharam de longe minha agonia, sempre me apoiando e sendo solidários. O Carlos Fernando Lima, com uma doença parecida e mais grave que a minha, luta para superá-la e ainda tem tempo de ser solidário. Rogério Siqueira foi um bálsamo enquanto estive no Sara e até hoje acompanha de longe minha lenta e sofrida recuperação. Tem o Carlos Umberto Martins,o amigo de infância Ruy Palhares, presente na minha vida até hoje,o Altamiro Borges, o Chico Martins que aqui no Espírito Santo tem sido muito solidário e parceiro. Assim tem sido também o amigo jornalista capixaba sediado em Brasília, Sylvio Costa. Outro amigo sempre presente e solidário tem sido o combatente Celso Lungaretti. E ainda o iluminado Tom Zé e dona Neusa.

Aqui no exílio convalescente, tem o Gildo Ribeiro, Nilo Walter dos Santos, o blogueiro Dino Graccio, Wanda Gasparini e Ronaldo Montalvão, Luiz Palauro, Osmario Cavalcante, o “jovem” Rubens Pontes, Tião Fonseca, Anderson Falcão, Marcos Monjardim e outros companheiros de PCdoB e amigos como Fernando Herkenholf que estão sempre presentes. E ainda os parentes da minha esposa Polyana, sua mãe dona Cleusa, que mesmo abalada com a morte trágica do marido, tem me dado mito apoio e atenção, assim como seu filho e meu cunhado Wellisson. Tem ainda minhas mais antigas amigas, Denise Pini e toda sua família, a Márcia Xavier, querida Madame X, a batalhadora Fernanda Tardin e as inesquecíveis Maria Luiza de Araujo e Luciane Moreira de Oliveira, de Campinas. E ainda tem o Luiz Carlos Antero, que lá do Ceará, onde também esta o Inácio Carvalho, meu quase genro, me ajuda na minha luta pela anistia, o João Ferreira, Virgilio Alencar e o José Eduardo Faro Freire, o “Zezão”. Enfim é muita gente que tem sido solidaria comigo, o que renova minhas forças para enfrentar as adversidades da doença.

Estou me preparando agora, para mesmo com algumas limitações voltar a ativa. Tanto na militância partidária como ao trabalho, como assessor e consultor institucional, que venho desempenhando há muito tempo. Força de vontade, experiência e garra não tem me faltado. Os problemas causados pelas seqüelas da doença não irão me impedir de trabalhar e lutar.

* A segunda parte desta mensagem escreverei quando puder colocar todos os pingos nos is.