sábado, junho 26, 2010

João Gilberto cancela tres shows nos Estados Unidos.Após muita polemica,explicamos aqui os motivos. Leiam, é uma colaboração do Antonio Miranda,



João Gilberto Prado Pereira, o mito "vivo" da Bossa Nova
cancela três shows nessa semana nos Estados Unidos, devido a ter contraido pneumonia .
Bernardo Souto
Revista MPB.Net On Line via Folha On Line

O público que já tinha esgotado os ingressos das três
apresentações inéditas que o gênio da Bossa Nova iria
realizar nos dias 22, 25 e 29 de junho nos Estados Unidos
ficou triste.
A maior lenda viva da história da música brasileira, que completou 79 anos no início deste mês, tinha em sua agenda, shows em New York, na célebre casa de shows Carnegie Hall, assim como em Boston, na aclamada Simphony Hall e também em Chicago.
O show em New York seria o primeiro da lista, no dia 22 , em
meio ao CareFusion Jazz Festival ,onde o gênio brasileiro seria homenageado pela sua obra e gênero musical que criou e eternizou mundo à fora.
Na madrugada do dia 22, os cartazes na porta da famosa casa
de shows, apresentava uma tarja com o dizer CANCELADO.
"Vim de Seattle onde me encontrava à trabalho,só para prestigiar o João Gilberto.Seria um prazer assistir ao show desse homem que mudou a minha concepção sobre a música e que se tornou, há alguns anos,uma espécie de amigo e guru ", declarou o famoso amigo e cantor Michael Bublé à CBC News, que estava divulgando o evento.
A produção do CareFusion Jazz Festival, já está realizando a devolução do dinheiro aos fãs do artista e lamentou a ausência
do cantor com nota oficial na tarde do dia 22. Segundo a nota da produção do evento, o visto norte americano do cantor estaria vencido e por "motivos que envolviam relações internacionais", o músico brasileiro estaria impedido de entrar no país .
Se essa informação tinha como objetivo amenizar o ânimo do público insatisfeito,o resultado foi desastroso e confuso, pois a segunda nota e agora vinda do próprio João, desmentia a primeira.
Na madrugada do dia 24 de junho,o próprio João Gilberto, através da jornalista carioca, Christiane Gomes de Oliveira Lessa e do amigo pessoal Hugo Grimaldi Filho; divulgou uma nota à imprensa e pelo seu perfil do Facebook ( site de relacionamento virtual onde seus acessores mantem a página oficial do gênio ), onde pedia "desculpas ao público e à produção do festival ", alegando que a verdadeira
razão da sua ausência não teria sido problemas com o visto e sim algo com a sua saúde;
" Não tenho problemas com o visto, tenho muito carinho com os funcionários do consulado norte americano, aqui no Rio".
O fato foi confirmado pelos próprios funcionários do Consulado Norte Americano no Rio de Janeiro que confirmam a validade do visto do cantor. Ou seja, o problema não foi o visto.
João Gilberto, ainda nos pedidos de desculpas, via sua página do Facebook e conforme divulgado em nota pela sua acessoria, continua:
" Tive uma forte gripe no começo do mês e estou com uma pneumonia, tomando antibióticos em casa . Estou sendo acompanhado pelo meu clínico, meu amigo Dr. Ernesto D´Angelo, estou melhorando. Fiz longos ensaios e peço desculpas,desejo todo meu carinho e desculpa à todos" , finaliza o cantor em nota oficial.
Desde abril quando foi descoberto no site Facebook que o cantor vem passando por algumas contrariedades com parte da imprensa.
Primeiramente, o Jornal O Globo On Line, publicou duas matérias em dias consecutivos alertando sobre a presença do cantor no site de relacionamentos, ao mesmo tempo que colocava em dúvida a veracidade do perfil. Usaram definições nada sutis como; gênio recluso, mal humorado, dentre outros. A reação de João Gilberto foi imediata, pedindo privacidade ao jornal carioca que ainda teve a idéia (talvez,a infeliz idéia) de colocar um link na matéria onde o leitor ao clicar já estava na página do João no Facebook.
Não houve mais paz para João Gilberto. Os amigos atestam o fato .
O gênio que sempre foi recluso e avesso à multidão e à luz do dia, se incomodou e daí em diante, diversos jornais e a própria Revista Veja Rio ( parte integrante da revista destinada ao leitor carioca ) não deram mais sossego ao músico. Segundo o próprio João Gilberto para a jornalista Mônica Bergamo,também amiga pessoal do cantor ; "essa revista estúpida ( se referindo à Veja Rio ), inventou uma reportagem fingindo que eu chamava o Caetano Veloso de sujeito exibido, logo o Caetano à quem tenho tanto carinho,amor e respeito e falaram que eu iria gravar um DVD num templo japonês, que eu não sou eu no facebook ,que vou me naturalizar argentino, citou os Caymmi,citou o nome do meu filho que mora nos Estados Unidos e que não tenho contato à quase seis meses, dentre outras bobagens que me fizeram ter náusea no final da leitura".
Segundo amigos próximos do cantor, João Gilberto que sempre evitou sair às claras,sempre preferindo passeios pela madrugada e longas conversas somente pelo telefone com seus amigos, teria recebido aulas de computação desde 2005, quando comprou um notebook em uma viagem ao exterior .
Segundo Alfredo Lima Goes, empresário paulista e amigo do cantor há mais de 25 anos; " o Joãozinho começou a levar a sério essa coisa de computador,assim como tudo que ele começa a fazer. Através daquele programa Skype, nós chegamos à varar madrugadas conversando. Ele chegou a desabilitar duas contas de celular, pelo prazer que descobriu na internet. Para ele que não curte sair , nem visitar pessoalmente os amigos, foi uma Eureka ! Esse ano, uma amiga em comum, criou para ele uma conta no Facebook para manter contatos com amigos pessoais, ensinando como lidar com o site. Depois disso, o Facebook virou a melhor distração do Joãozinho. Passamos horas rindo e conversando sobre as coisas que ele posta, como alguns vídeos dele mesmo e de outros amigos,além de outras peculiaridades ", conta rindo o empresário Goes, sócio de uma rede de hotéis em São Paulo.
O amigo e empresário só fica chateado quando fala do assédio da imprensa ao descobrir o João Gilberto no Facebook : " Todos temos nossas questões mais pessoais. Alguns são caseiros, outros tem pânico de rua mesmo,alguns tem a mania de se vestir de azul e branco em shows, alguns de lavar as mãos em excesso. No caso do João, figura iluminada e que trouxe tanta conquista para a música mundial e que também levou o nome do nosso país para os quatro cantos do globo, nada mais justo que o respeito à sua pessoa " , referindo-se aos " adjetivos deselegantes que associam ao João nessas reportagens imbecis" .
O músico mineiro Tomás Dante,saxofonista e amigo do cantor desde que se conheceram num vôo Rio - New York em 2004, diz que quando foi adicionado no site pelo cantor, achou que se tratava de um "fake" (falso) João, mas que a primeira pergunta do outro lado foi , " como está dona Ema , hein Alighieri (...) Eu logo identifiquei que era o próprio João pois ele adorava jantar com a minha mãe no Tribeca Grill em Nova Iorque e só ele me chama de Alighieri, porcausa do meu segundo nome que é Dante. Só o João sabia isso , só ele me chama assim" , finaliza o músico.
E o time de célebres amigos que confirmam a autencidade do cantor no Facebook vai longe, como Roberto de Carvalho, Gal Costa, Danilo Caymmi, Vittor Santos (também presentes no Facebook), Otávio Lofego, Jaques Morelenbaum, Henrique Pires, Fernando Faro, dentre outros.
" O Joãozinho descobriu aquilo ( se referindo ao Facebook) como um meio de se comunicar com velhos amigos e brindar o que tanto gosta,a música. Seja postanto vídeos, seja fotos de passarinhos. Mas,desde que parte da imprensa, começou à atingi-lo levantando suspeitas de ser ele mesmo ali, inventando reportagens com seu nome, que seu estado emocional começou à deprimir, o que acabou lhe rendendo um forte resfriado(...) ", diz a advogada e amiga pessoal Rosana Albuquerque, que mantem diálogos com o João pelo site de relacionamentos desde o inicio de maio. "Conheço o Joãozinho há mais de 35 anos. Fomos apresentados ainda no apartamento da Narinha Leão no Rio,onde ele costumava aparecer à noitinha com aquele jeito de sempre, calado e com um violão nas mãos, mas bastava começar a tocar para que todo mundo ficasse hipnotizado.Ele é assim, hipnotiza com seu excêntrico e verdadeiro carisma e genialidade ", conta a advogada aposentada.
A verdade é que João Gilberto é um mito . " E claro, um mito vivo , sem dúvida, causaria perplexidade em muitos, principalmente quando ele está do outro lado da tela do seu computador. Todavia, ele merece o respeito pelo legado que deixou à música do país e pela doença,apesar de que está praticamente curado", conclui , o médico e amigo pessoal Dr. D´Angelo.
Como diria Caetano em sua música entitulada 'Pra Ninguém' ;
" melhor do que isso só mesmo o silêncio. Melhor do que o silêncio só João."

terça-feira, junho 15, 2010

Se vivo fosse, Che Guevara estaria com 82 anos!!!

Seremos como CHE!!!

Em 14 de junho de 2010 (ontem), Che completaria 82 anos. Sua vida foi um exemplo de luta, de desprendimento, de entrega total pelos mais excluídos de qualquer parte do mundo. Cada momento de sua vida, sempre com sua sensibilidade social aliada a sua consciência política, esteve a serviço dos povos de todo o mundo. Às vezes, era argentino e cubano, em outras, boliviano e africano. Atualmente, é patrimônio de todos os revolucionários e de todos os que almejam um mundo melhor para seus filhos e para os filhos de seus filhos. Depois de se formar em medicina, cuidou de leprosos e pegou em armas para o triunfo da Revolução Cubana ao lado de Fidel, Raul, Camilo, Almeida dentre outros contra a ditadura de Batista apoiada pelos Estados Unidos. Promoveu o trabalho voluntário para fortalecer a Pátria de todos: Cuba. Recebeu grau de comandante no combate diário contra o inimigo da humanidade.

Sempre teve em mente que o êxito e a estabilidade da Revolução Cubana dependiam da solidariedade e da luta de todos os povos do mundo. Decidiu lutar na Bolívia e sonhava que a revolução também se cristalizasse na Argentina. Em solo boliviano, a terra consentida de Simón Bolívar, Che foi ferido e preso por soldados bolivianos e norte-americanos. A CIA ordenou que fosse assassinado, acreditando, erroneamente, que matando Ernesto “Che” Guevara acabaria com o seu exemplo. Para nós, Che não está morto. Ele vive na luta e na esperança dos povos e está ao lado de todos aqueles que morreram com dignidade na grande batalha por sua segunda independência, não mais contra o colonialismo espanhol, que foi derrotado por Bolívar, San Martín, Artigas e todos os patriotas da Grande Pátria, mas sim contra o imperialismo norte-americano. O pensamento de Che é o que devemos sempre resgatar para as novas gerações. Che não está apenas estampado numa camiseta, numa moeda, numa bandeira ou numa fotografia, ele está vivo porque suas ideias ainda perduram.

Até a vitória, sempre!

sexta-feira, junho 11, 2010

Olho no futuro!!!

Recebo muitos relatos e fotos de companheiros, amigos e camaradas que sobreviveram aos "anos de chumbo". Foram presos, torturados, perseguidos, mas a maioria continua ai na luta pelo bem estar da humanidade, o socialismo e a revolução.

Estamos todos envelhecidos, cabelos brancos ou grisalhos, com sequelas até graves pelo que passamos,mas vivos e cheios de esperança por um mundo melhor. Como dizia Ulisses Guimarães,"somos velhos, mas não somos velhacos". Muitos de nós ainda lutamos por justiça e reparação ao que nos fizeram a todos.

Encaramos a tudo e não esmorecemos na vida. Assim que deve ser. Olho no horizonte e no futuro e mãos na massa para transformar o presente.

Só não me conformo com os que nos desprezam. Alguns muito próximos. Estou passando por isto agora.Vejo que convivi durante anos com alguem que agora,depois de muito tempo afastados, quer me arrancar os olhos. Estraçalha meu coração saber que quem amei um dia, agora só pensa em me destruir, fisica e materialmente. E que no passado, mentiu, logrou usar-me da forma mais torpe, usando minhas emoções para me enganar e agora tentar destruir.

Esta é uma história que estou reservando para relatar na integra logo logo. Darei nomes aos bois e vacas!Mas não entregarei os pontos nem esmorecerei. Continuo lutando, mesmo dentro de minha alma!!

sábado, junho 05, 2010

Não se deixem enganar!!!

Há pouco eu dizia ao Antonio Miranda, nosso querido Toninho!
O Brizola tinha razão,quando dizia, que diante das pesquisas diziando que ele e as esquerdas iam perder as eleições, "o povo tá só despistando, na hora H vota na gente". A midia só confunde a cabeça do povão, mas na hora das eleições a gente só ve a esquerda crescendo.
Até mesmo e talves principalmente, a falsa esquerda. Mas não vamos nos desesperar não! Estas ditas elites estão sem rumo há tempos e o repertório de articulações e mudanças que tinha no embornal, esta chegando ao fim.
Já vimos que deu Lula duas vezes e agora vai dar Dilma. E o Brasil vai avançando devagar em direção ao socialismo e a revolução. Não se enganem, a revolução vai triunfar, independente até de nós.