segunda-feira, novembro 22, 2010

Lembranças de Penapolis- a capital secreta do Mundo!!!



Reminiscencias Penapolenses

Semana importante esta para minha história que divido aqui com os leitores do BLOG.Recebi de uma conterrânea penapolense, a Suzete Sabino, a mensagem abaixo e dai surgiram outros papos, inclusive com seu irmão Sander.

“Prezado Luiz,

Pela internet, prazer em conhecê-lo. O caminho q trouxe-me até seu blog, foi pesquisa no google, com o nome do meu pai Nagib Sabino.

Conto com a possibilidade de narrar os fatos finalizados, descritos pelo Amaral(penapolense que vive em Brasilia) até 1962...estamos em 2010. "O Nagib Sabino estava sendo investigado por uma CPI na Câmara Municipal, acusado de desviar dinheiro público e material de obra da construção da Escola Técnica (os caminhões de material entravam na construção, eram apontados e saiam com a mesma carga para despejar na obra que o Nagib estava construindo - um prédio de dois andares que existe até hoje lá - no centro da cidade perto da igreja matriz."(sic).

Meu pai, na época, foi julgado pelo STF e absolvido c 10 votos a 01. Em 1972 dispututaram à eleição para Prefeito de Penápolis dois candidatos. Um deles foi meu pai. O outro candidato foi o q representava a elite e a câmara da época. O povo elegeu Nagib Sabino para seu 2º mandato. A conclusão da outra metade da história.

Havia muita rivalidade política, nessa época, como em todas as épocas. Dá-se o fato dessas eleições presidenciais. Que Dilma seja louvada.

Um tempo que findou para os filhos de Nagib e sua esposa, esse de 1962, tão bem descrito pelo Amaral.

O legado quemeu pai nos deixou, foi de não guardar mágoas, de um tempo vivido com muita dor, por nós familiares. Meu pai é falecido. Deixou para Penápolis a sua história, como homem público q governou Penápolis para os menos afortunados.

Luiz, vindo a Penápolis, teremos o maior prazer em recebê-lo em nossa casa.
saudações
abs”

Suzete Sabino
RESPONDI A ELA NO ATO:
Luiz Aparecido Silva para
Suzete

Bom.PT não tem nada com o meu, nosso PCdoB, mas somos aliados. mas nos respeitamos muito. Que pena que voce não venha para a festa. Entre ai no Facebook que conversaremos sempre.OK?
Abraço e salve Penapólis, a capital secreta do Mundo(não fale pra ninguem,rsrsr)
Luiz Aparecido
Veja sempre que puder meu blog. esta semana recomeço a atualizá-lo, pois dei um tempo depois do vendaval das eleições. Mas jaja , amanhã talves tenha post novo, quem sabe citando nosso reencontro e relembrando os penapolenses.


Em 22 de novembro
Suzete escreveu:

ola querido Luiz...

bom receber mensagem sua...obrigada pelo carinho,

infelizmente nao irei à posse da Dilma...acompanharei pela TV...

das pessoas que citou, nao os conheço...apenas por nomes e familiares...sou de 55, um pouco mais nova...sua história faz parte da história do Brasil. O governo Lula e agora de Dilma, são conquistas de muitas lutas de pessoas como vc. Nunca militei partidariamente ao PT, mas sempre muito próxima e eleitora e defensora dos ideais deste partido.

Esperamos voce em Penápolis, e sempre bom saber q nossa cidade é divulgada.

abs
Suzete


Luiz Aparecido Silva para
Suzete
Querida Suzete!!!

Um prazer imenso receber esta mensagem sua. Tudo que é de Penapolis me interessa e voce pode ver isto pelo meu blog www.luizap.blogspot.com

Conheci seu pai, ainda adolescente e a loja que ele tinha, se não me engamno, em frente a Igreja Católica. Eu era muito jovem na época, mas tenho lembranças boas dele e meu pai, Cicerto Tomas da Silva,era eleitor e amigo de seu pai.Não conheço os detalhes das lutas travadas politicamente na época, mas se meu pai era eleitor dele, era porque era gente boa.
Continue se correspondendo comigo e na medida do possivel e do interesse publico,terei prazer em colocar no meu blog.
Tenho imensas saudades dai, onde não vou há uns 20 epoucos anos. Mas pretendo no próximo ano, já melhor recuperado das sequelas da minha doença na medula, pretendo ir passar uns dias ai e ver os amigos que restaramporai. Terei imenso prazer em lhe visitar etrocar idéias e lembranças. Voce conhece a Dina, os Lacava me outros da época?
Mande noticias do Eninho Soriani e de outros amigos que deixei ai.
Hoje moro em Brasilia, mas depois de Penapolis,andei por muitos cantos deste país e outros e entrei na minha militancia politica, fui parar na cadeia por tres vezes me estou até hoje no PCdoB, onde em Brasilia sou do partido um militante avariado.
Depois fui morar uns bons tempos no Espirito Santo, após a Anistia, andei por este Brasil todo, America Latina, Libano e Israel como jornalista e até como fugitivo politico da Ditadura. Enfim, são muitas histórias e experiencias de vida.
Aqui em Brasilia há muitos penapolenses, como o Walter Valente, o Peninha, Paulo Sergio Castilho Mouçacah e outros.
Aqui em Brasilia o nosso querido Celso Lacava, infelismente morreu há allguns anos. O Rui Palhares esta em São Paulo, mas deve vir para Brasilia ver se arranja trabalho no governo aqui.
Ligue quando quiser e se vier a posse da companheira Dilma na Presidencia, faça de minha casa seu abrigo e morada.
Um baita abraço e lute para manter o córrego Maria Chica, de tantas lembranças.
Luiz Aparecido

AGORA AS MENSAGENS ENTRE SANDER SABINO(IRMÃO DE Suzete)e eu:
Companheiro Sr. Luiz,

Recebi o E mail de minha querida irmã Suzete, eu não poderia de expressar também meu depoimento ao assunto do Sr. Amaral. Em primeiro instante queria falar sobre todos os nomes dos seus colegas citados no seu E mail, p/minha irmã, conheci pessoalmente dos seus amigos, apesar de ser um pouco mais novo que eles vou citar dois nomes relacionados. Walter Pini, eu me lembro de sua luta contra a famosa ditadura, nunca me esqueço o Pini que saiu estampado na primeira folha do Jornal Estadão, no ano 1968 ou 1969, lembra caro Luiz. Celso Lacava (in memoria) este estive mais contato pessoal porque, estudou desde o primário até o antigo científico com querida irmã Suzete, 02 anos + velha, que também admirava do Celso sua luta contra a ditadura.

Luiz vou ter a liberdade de chamar de vc.,ou relatar um pouco da historia da familia Sabino que meu orgulho muito pertence-la por vários motivos, carater humildade e dignidade. Meus queridos avos paternos vieram de navio nos anos 1870 do Libano, foram p/ Ribeirão Preto e depois, Bauru e depois para a querida Penápolis no final de 1915. Meu avos e seus 9 filhos, seu primeiro emprego foi proprietário do botequim assim chamado na aquela época na antiga estação ferroviária que voce conheceu. Mais tarde comprou um terreno em frente da igreja matriz em 1928, e fez a Alfaitaria que meu pai e seus irmãos trabalharam muito com sacrifício para construir o prédio principal que até hoje pertence a nossa família Sabino no ramo de comercio.
Luiz, meu querido pai Nagib e seus irmãos formaram a famoso “Jazz Sabino” em 1935 ate 1951 que seu querido pai conheceu, o “Jazz” apresentou na noroeste inteira e 1946 os que pertenciam ao “Jazz” foram tocar na Radio Nacional do Rio de Janeiro em dois programas ao vivo em auditório e aplaudido de pé de todo público la presente A hora do Pato e Papel Carbono levando o nossa querida Penapolis ser conhecida em todo território brasileiro, e conseguindo conquistar nos programas em 1º lugar, o premio era quantia em dinheiro que foram doados a associação dos pracinhas que participaram da Segunda Guerra Mundial.
Luiz meu pai entrou na politica na decada de anos 50, ganhando por duas vezes para vereador e em 1958 ganhou como prefeito, voce, conhece quando o adversários perdem prinpalmente para um alfaiate que assim era conhecido. A familia Sabino e nos filhos fomos perseguidos em escolas, ginasio de esportes clubes etc..., como a minha irmã relatou para voce. em 1972 meu estimado pai ganhou pela segunda vez dos mesmos politicos adversarios, ele queria provar para familia e povo penapolense a sua inocência e com com 65 anos de idade; Luiz meu pai antes de falecer procurou quase todos seus adversarios politicos p/ fazer amizade e sem recentimentos qualquer, meu querido pai falou com todos seus filhos e irmãos p/ perdoar todos seus adversarios politicos.
Companheiro Luiz, vou me aposentar até final do ano e atuamente trabalho na Fundação Ibge, sou casado querida Ester e tenho duas filhas maravilhosas a Pollyane e formada fisioterapia na UEL e pos grauada no Incor em cardiorespiratoria e Kallyna se forma em Jornalismo na Metodista de SP., esta estagiando desde Jan. no SBT. Luiz desculpa do meu E mail longo, estou a inteira disposição qdo vier p/ nossa querida Penapolis.
OBS: Luiz apesar do meu pai ser tanto caluniado (de roubar pedras) aposentou apenas c/hum salário minimo.
Saudação Fraternal.

Luiz Aparecido Silva
Querido Sander!!! Se voce permitir, vou postar esta correspondencia no meu Blog.
Sandersabino para mim
Amigo Luiz, tenha minha total autorização p/ plublicar em seu blog. Qdo a dina, fui colega dela na campanha de vereador de 1992, sou amigo também do João Miguel. Luiz o meu Fone (18) 3652 1380, estou ao seu dispor e também trocar figurinhas. abraços


Em 22 de novembro de 2010 , Luiz Aparecido Silva escreveu:
Querido Sander!!!
Que bom que voce tem um blog tambem e poderemos trocar tabelinhas. Se voce viu o meu, lá atrás tem coisas de PENAPOLIS E COISAS MINHAS, COMO MINHA DOENÇA, ETC. NÃO FALO SÓ DE POLITICA, APESAR DESTA SER O MEU FORTE. meu endereço é www.luizap.blogspot.com visite-o. Até esta semana estava descansando da campanha, como podera ver, mas a partir de hoje,amanhã, vou atualizá-lo e se me permitirem, com as "Reminiscencias penapolenses".

Seu pai foi um grande homem, pode ter orgulho dele sem nenhum problema . Ele fez muito pela cidade, mas naquela época como hoje,as calunias e malediscencias permeam campanhas e vidas politicas. Faz parte da coisa.

Tenho muito ogulho de ser um penapolense que escolheu ser, pois nasci em Araçatuba e meu pai mudou-se para Penapolis quando eu tinha uns 9 anos e foi alí que me formei como homem e até comunista. Depois fui para Sampa e trabalhar,porque meu pai era humilde, ganhava de aposentadoria pouco e não pode me dar a mordomia de pagar escola e estadia em São Paulo.
Fui primeiro fazer pesquisa de mercado para viver, depois me deram uma oportunidade no jornal "Ultima Hora", do saudoso Samuel Wayner, depois fui para os Diarios Associados, Estadão, Revista Manchete e outros veiculos. Tudo isto ao meio de minha militancia politica que começou aos 14 anos ai em Penapolis, no gremio do ginasio. Fui preso tres vez e na cadeia os piores momentos de barbarie da Ditadura, mas continuei firme. Depois entrei na APML que estava se fundindo com o PCdoB, partido do qual faço parte até hoje. Ai em Penapolis ele deve ser dirigido pela Dina, que é professora da Funepe e foi casada com o João Miguel.
Enfim, sou eu que estou falando muito aqui. Já disse a tua irmã e repito, considero Penapolis a "capital secreta do Mundo" e com isto ganhei uma briga amistosa com o pessoal de Cachoeiro de Itapemirim, que a acham a capital secreta do mundo porque lá nasceu Roberto Carlos, o escritor Rubens Braga e outras figuretas. Mas são curtições suaveis. Eu sou mais Penapolis, pois digo sempre para raiva dos Linenses, araçatubenses, pessoal de Bauru e Birigui e outras cidades vizinhas, como São José do Rio Preto, que a "região metropolitana de PENAPOLIS, VAI DE CAMPINAS ATÉ TRES LAGOAS,EM MATO GROSSO”.

Mas tambem digo e repito. Minha casa em Brasilia, considere seu abrigo e morada quando quiser vir aqui. A posse da companheira Dilma é uma boa desculpa. Voces vão adorar a cidade, que tem vários penapolenses atuando aqui e em pontos chaves do governo e da Universidade, a UNB. Um baita abraço e Viva Penapolis, a capital secreta do Mundo.
Luiz Aparecido
PS. desculpe se há alguns erros de ortografia e digitação. mas ainda tenho um séria sequela de minha doença que continua me prejudicando as mãos e as pernas. O mais funciona tudo bem,ainda bem e graças aos avanços das ciencias medicas e biológicas.

5 comentários:

-------------------------------------------------- disse...

Luiz,
agradeço pela publicação de meu email sobre um assunto tão delicado para minha família.
Agora, interessante carinho seu por nossa Penápolis - "a capital secreta do Mundo" - boa sua criação para nossa terra, até então princesa da noroeste. A "capital secreta do mundo" cai melhor...abs

-------------------------------------------------- disse...

Luiz,
agradeço pela publicação de meu email sobre um assunto tão delicado para minha família.
Agora, interessante carinho seu por nossa Penápolis - "a capital secreta do Mundo" - boa sua criação para nossa terra, até então princesa da noroeste.
Luiz, conheço a Dina, e as demais q citou apenas a história.
A "capital secreta do mundo" cai melhor...abs

Dino disse...

Post muito bonito, Apá.

Anônimo disse...

Luiza Bolinha, aquí é o Turco. Ahh...Emoções, emoçôes, emoçôes. Saudades, saudades, saudades.Ví sua foto, você é um senhor. Quem diria que ficaríamos velhos... Não estava nos nossos planos.
Abraços, dê notícas.
Almi Elid.

oliveira guido de araujo disse...

Nasci no ano de 1946 na querida Penápolis e foi com surpresa que descobri este blog. Conheci o Sr. Nagib Sabino, um homem de moral ilibada, amigo de meu pai. Resido em Bragança Paulista, tendo saido de Penapolis em 1966. Ainda tenho parentes na cidade, sendo que meu pai (já falecido)era o Sr. Augusto Guido de Araujo (Augusto Alagoano), policial do Destacamento da Antiga Força Publica, tendo como filhos Rodolpho, Doralice, Marieta e Oliveira que sou eu. Todos nós estudamos no Instituto de Educação Carlos Sampaio Filho.De vez em quando retorno à cidade para matar as saudades.Conheci a maioria das pessoas citadas nos e-mails.
Um abraço a todos.