sexta-feira, dezembro 17, 2010

Dynéas Aguiar , o "Careca, Décio", muitos nomes para 60 anos de militancia comunista!!!



Camaradas

Este ano Dynéas Aguiar completou 60 anos de militância comunista ininterrupta. Uma coisa que não acontece todos os dias em nossa organização.
Ele ingressou no PC do Brasil em 1950. Foi presidente da UPES e UBES, participou ativamente das campanhas contra o envio de tropas brasileiras para Coréia e "O Petróleo é Nosso!".

Esteve entre aqueles que reorganizaram o PCdoB em 1962, quando ingressou no Comitê Central. Participou do levante dos sargentos em 1963. No ano seguinte, chefiou a primeira turma de comunistas que esteve na China para um curso teórico e militar. Foi membro da Comissão de Organização, ao lado de Danielli, no período da VI Conferência. Entre 1968 e 1972, na clandestinidade, dirigiu o PCdoB em São Paulo.

Após a eclosão da Guerrilha do Araguaia foi enviado para o exterior. Sua missão era divulgar o movimento guerrilheiro e ajudar a construir um amplo movimento de solidariedade à luta do povo brasileiro contra a ditadura militar. Viveu no Chile e na Argentina - onde presenciou dois golpes militares.

Em 1979, às véspera da anistia, voltou ao Brasil para ajudar a reorganizar o partido atingido por uma dura repressão. Indicado para secretaria nacional de organização, esteve à frente do grande esforço pela legalização do PCdoB, conquistada em 1985.

Para comemorar esta data, o Centro de Documentação e Memória da Fundação Maurício Grabois (CDM) produziu um especial sobre a vida deste importante militante e dirigente comunista. Cliquem no link abaixo para acessar ao especial:

http://grabois.org.br/portal/cdm/revista.int.php?id_sessao=33&id_publicacao=417&id_indice=2314

"Há aqueles que lutam um dia e por isso são bons.
Há aqueles que lutam por muitos dias
e por isso são muito bons.
Há aqueles que lutam anos e são melhores ainda.
Porém, há aqueles que lutam toda vida
esses são imprescindíveis". Brecht

Um grande abraço

Augusto Buonicore
do CDM-Mauricio Grabois

2 comentários:

Soninha disse...

É uma honra ter sido dirigida pelo careca em alguns momentos de militância. Lembro com saudade.

Zezito Reis disse...

Prezado Irmão Luiz,
Não posso deixar de comentar brevimente sobre este grande guerreiro Dynéas, o nosso Careca.
Quando cheguei a Brasília, ainda nos idos da ditadura, Dynéas estava retornado a Brasília,ainda muito pouco maduro na luta pela transformação da nossa sociedade, foi Dynéas que me ajudou a madurecer no desejo de tranformação da nossa sociedade.
Viva 60 anos de militancia comunista de Dynéas!!!
Viva o Partido Comunista do Brasil!!!

Zezito Reis
BSB-DF