domingo, março 24, 2013



Description: Description: DSC - LOGO - NO CHANNEL (pos 4c)[4]
DISCOVERY MOSTRA UM DOS PERÍODOS MAIS CONTROVERSOS DA HISTÓRIA BRASILEIRA NO ESPECIAL “A REDE CONDOR”
  • Especial com duas horas de duração, produzido pela Mixer, analisa as ações realizadas pelos militares durante a ditadura;
  • Entrevistados brasileiros falam sobre as suspeitas que relacionam a “Operação Condor” com a morte de políticos como João Goulart e Juscelino Kubitsckeck
A década de 70 é lembrada com um dos períodos mais controversos da história do Brasil e de outros países da América Latina. As democracias de muitos países da região foram derrubadas por sucessivos golpes de Estado que abriram caminho para violentos regimes militares. Detenções em massa, prisões clandestinas e desaparecimentos são apenas algumas das ações impostas pelos novos líderes para reprimir os opositores de seus objetivos. Neste contexto, aqueles que governavam o Brasil, Argentina, Bolívia, Chile, Paraguai e Uruguai formaram uma aliança político militar, mais conhecida como “Operação Condor”, cujo objetivo foi assegurar a continuidade destas ditaduras, neutralizando os diferentes grupos de esquerda: ALN no Brasil, Montoneros na Argentina, MIR no Chile e Tupamaros no Uruguai, entre outros.
No especialA REDE CONDOR, que será exibido domingo24 de março, às 21h30, oDiscovery revela os bastidores desta sangrenta operação que perseguiu, torturou e assassinou centenas de milhares de pessoas. Os depoimentos de historiadores, investigadores, jornalistas e presos políticos trazem detalhes de como se formou e atuou esta rede de cooperação, desde seu início em reuniões secretas entre altos líderes militares até serem colocados em prática atos de extermínio.
Dividido em duas partes que serão exibidas em sequência, o especial com duas de duração relembrará por meio de dramatizações baseadas em fatos reais (todas gravadas em São Paulo) alguns dos casos mais emblemáticos nos quais as ações repressoras tiveram sucesso graças à força e brutalidade características da “Rede Condor”.
A primeira parte apresenta os acontecimentos que levaram à formação de uma aliança entre as ditaduras militares para neutralizar a ameaça socialista, detalhando também as principais ações realizadas dentro de cada país e como a troca de informação e experiências facilitou a criação de uma “metodologia de repressão” por toda a região.
A segunda parte mostra as ações realizadas por esta aliança por meio de dramatizações dos casos mais conhecidos relacionados à operação. Além disso, as suspeitas de que a “Rede Condor” pode ter tido relação com as mortes do político e jornalista brasileiro Carlos Lacerda e dos ex-presidentes João Goulart (exilado na Argentina) e Juscelino Kubitscheck serão analisadas. A produção traz depoimentos dos brasileiros João Vicente Goulart, filho do ex–presidente e presidente do Instituto João Goulart; do presidente do Movimento de Justiça e Direitos Humanos do Rio Grande do Sul, Jair Krischke:e de João Ricardo Moderno, presidente da Academia Brasileira de Filosofia.
A REDE CONDOR é uma produção do Discovery realizada pela Mixer sob direção de Daniel Billio e direção geral de Rodrigo Astiz. Pelo Discovery, o especial foi produzido e supervisionado por Irune Ariztoy e Michela Giorelli.
Sobre a “Operação Condor”
No início da década de 1970, a “Operação Condor” conduzida pelos regimes militares sul-americanos para reprimir, torturar e assassinar seus opositores colocou em prática o chamado “terrorismo de estado”, que significou a morte e o desaparecimento de milhares de pessoas em seis países da América Latina: Brasil, Argentina, Bolívia, Chile, Uruguai e Paraguai.
Há inúmeras provas da cooperação entre os diferentes regimes militares, entre elas os “arquivos do terror” que foram descobertos em dezembro de 1992 no Paraguai e comprovavam a existência da “Operação Condor”. No entanto, alguns militares que comandaram aquelas ditaduras negaram veementemente que tal operação tivesse existido.
Em junho de 1999, o governo dos Estados Unidos tornou público documentos secretos que faziam referência à atuação da CIA e do Departamento de Defesa durante os anos 70 e 80 nos países da América Latina. Foram estes documentos que revelaram muitos acontecimentos assim como a participação do governo norte-americano em várias ações.
O Discovery é uma marca global dedicada a criar conteúdo de alta qualidade baseado na vida real. Sua missão é informar, entreter e satisfazer a curiosidade de seu público, através de uma programação variada nas áreas de ciência, tecnologia, natureza, história, aventura humana e cultura mundial. Lançado nos Estados Unidos em 1985, e na América Latina, em 1994, o Discovery está presente em mais de 200 países e territórios.
©[2013] Discovery Communications, Inc. Discovery e o logotipo do Discovery são marcas da Discovery Communications, Inc. Todos os direitos reservados.

Nenhum comentário: