quinta-feira, novembro 28, 2013

Exitosa e prazeirosa viagem a Cuba!!





Meus amigos e camaradas!!

Passei os ultimos 11 dias em Cuba. Fui para uma atividade politica de protesto contra a presença da Base Militar/Prisão de Guântanamo em território cubano e fazer exames e consultas no centro Neurológico Cira Garcia em  Havana, um   dos melhores centros de excelencia em saude do Mundo.
Por problemas de agenda da atividade politica, organizada por  várias entidades, entre eles o Cebrapaz/DF(representado por Marcos Tenório) , Conselho Mundial da Paz e outros,  acabei não indo a Guantânamo. Priorizei meus  exames e fiquei em Havana e fui ainda a Varadero, uma das praias mas bonitas e paradisíacas do Caribe.

Em Havana andei muito  com meu companheiro de viagem, advogado e amigo Victor Mendonça Neiva( que me deu o maior apoio, me ajudando e levando aos lugares onde tinha que ir, inclusive na clinica). Fomos a "Bodeguita do Meio", "Floridita"-lugares onde frequentava o escritor Ernest Heminguay e restaurantes de Havana Vieja, onde  comemos muitos  frutos do mar e cuidamos de ir tambem a "Casa de Musica" em Miramar, onnde curtimos o melhor da musica cubana atual.

Aliás, por  toda Havana e Cuba, se transpira musica, sensualidade,solidariedade e alegria. 

Depois da chegada de Marcos Tenório das atividade de Guantânamo, fomos dar um "tour" por Havana Vieja e lugares históricos da cidade e monumentos em homenagem  a Revolução. Uma viagem insesquecível, onde pude reforçar meus espirito revolucionario e crença no socialismo. Por Havana e por onde passamos, não vimos miséria nem presença ostensiva de policia ou forças de segurança.  Se anda com tranquilidade pelas ruas das cidades. O povo sabe que o País é pobre e luta para se desenvolver e que o Bloqueio  americano e das forças reacionarios, impedem que tenham uma vida melhor,mas estão cientes que as coisas mudam para melhor em Cuba e vão superar as dificuldades com a solidariedade dos países e povos solidarios e os revolucionarios do Mundo todo. Respeitam demais o Partido Comunistas e seus lideres. Confiam que vão vencer as dificuldades em pouco tempo e melhorar a vida do povo. Que hoje já tem um dos melhores sistemas educacionais e de saude  do Mundo e onde não há fome, nem violencia!

Enfim, a viagem foi proveitosa e agradavel. Em março do ano  que  vem devo voltar lá e fiicar por mais tempo. Para curtir Cuba e continuar meu tratamento de saude!

Tratamento!!

Na Clinica Neurológica Cira Garcia, fui recebido por um médico décano, Dr.Armando Gomez, que me examinou, viu meus  últimos  exames do SARAH de Brasilia. Fez testes de sensibilidade e força muscular e movimentação  do sistema nervoso. Falei da origem da doença"Meliopatia Cervical Compressiva", expliquei-lhe todo o processo de desenvolvimento dela, como fiquei praticamente todo paralizado(inclusive nos órgãos internos),da cirurgia que liberou minhas vértebras que comprimiam a medula e minha lenta recuperação. Mostrei-lhe minhas dificuldades de movimentação e equilibrio, além da atrofia das mãos e o processo de gradativa perda de massa e força muscular.

Dr. Armando me garantiu que há possibilidade de recuperação quase ou mesmo total de minha capacidade motora e de movimentação. Me prescreveu medicação para o sistema nervoso central e injeções de complexos vitaminicos que vão me permitir recuperar massa  e força muscular e recomendou, para depois de um tempo de tratamento, voltar a fazer fisioterapia para sedimentar as melhoras. As injeções devo tomar duas ampolas semanais por tres meses. Vou sentir ostensiva melhora, segundo ele. Depois, em março, quando  acabar este tratamento, devo voltar a Havana e a Clinica, onde ele pretende fazer uma  ressonância e ver o estado geral  de minha medula e vértebras e ver o que mais ele recomendara fazer. Ai devo ficar mais algum tempo para exames mais detalhados e fazer um tratamento  com a supervisão  deles por algum tempo.

Voltei animadíssimo com a possibilidade de recuperar minhas condições de movimentação, ter um fim nas atrofias. Vou cumprir  todas suas recomendações e ministrar os medicamentos corretamente. Agora é tocar a vida e fazer o tratamento confiante em seu êxito!

Queria agradecer de publico o empenho  do Rafael Hidalgo, da Embaixada de Cuba em  Brasilia, que tudo fez e mobilizou do Partido Comunista Cubano a autoridades do Estado  cubano, para viabilizar a consulta na clinica e os exames e a futura continuidade do tratamento. E Tambem a Cristiane Silva, da Sanchatour que fez todos os trâmites para que tudo desse certo e agendou as consultas e hospedagem e passagens. E ao PCdoB nas pessoas de José Reinaldo, Renato Rabelo e Ricardo "Alemão" Abreu e sua assessora Tânia que se mobilizaram para que tudo  desse certo.

E fundamentalmente ao Marcos Tenório e ao Victor Mendona Neiva e a Silvia Grando(brasileira que estuda em Havana)que me deram a maior força em toda a viagem, procedimentos e me acompanharam por todas as atividades por lá, inclusive as prazeirosas visitas aos centros históricos, Varadero, monumentos da Revolução e curtições musicais e apreciarmos deliciosa comida  cubana.

Voltei feliz a Brasilia e mais feliz ficarei em ir melhorando e voltar a Havana para concluir o tratamento e rever e conviver com o revolucionario, resoluto e feliz povo cubano.

Nenhum comentário: