segunda-feira, agosto 20, 2007

Este Pompe não é mole não!!! Seus artigos no "Vermelho" são imperdíveis!!!!!!

Deus, orgulho e preconceito

por Carlos Pompe*


A entrevista com Richard Dawkins, a pretexto do livro Deus, um delírio, aqui reproduzida na semana passada, levou um estudante que freqüenta um estabelecimento de ensino de orientação cristã a me escrever que, na sua escola, o livro já causou polêmica (mesmo antes de ser lançado!), e adiantou sua opinião: “Eu concordo que a religião tem que ser debatida e discutida. Mas eu ainda acho que Deus não é orgulhoso e muito menos homofóbico!!!! Homofobia é discriminar alguém por sua opção sexual. Acredito que Deus não faz isso... alguns religiosos e algumas religiões, sim”.


Ira de Deus: expulsos do Paraíso É uma opinião corrente, que merece ser avaliada. A história de Deus, para os cristãos, é narrada na Bíblia. Deus não é orgulhoso? Bem, essa é o que se poderia chamar a versão de alguns religiosos, mas não do Livro Sagrado. No Êxodo 34:14, Javé disse a Moisés: “Não se prostre diante de outro deus, porque Javé se chama Ciumento: ele é um Deus ciumento”. Em Levítico, 19:1-2, 1 “Javé falou a Moisés: ‘Diga a toda a comunidade dos filhos de Israel: Sejam santos, porque eu, Javé, o Deus de vocês, sou santo’”.
Quanto a discriminar alguém por opção sexual... Javé fala a Moisés em Levítico 18:22: “Não se deite com um homem, como se fosse com mulher: é uma abominação.” E no mesmo livro, 20:13: “O homem que se deita com outro homem, como se fosse mulher, está cometendo uma abominação. Os dois serão réus de morte, e o sangue deles cairá sobre eles mesmos.” Mas do que discriminar, criminaliza e condena à morte (ou “o sangue deles cairá sobre eles mesmos” seria resultado da castração?).
No Novo Testamento, temos: “Por isso, Deus entregou os homens a paixões vergonhosas: suas mulheres mudaram a relação natural em relação contra a natureza. Os homens fizeram o mesmo: deixaram a relação natural com a mulher e arderam de paixão uns com os outros, cometendo atos torpes entre si, recebendo dessa maneira em si próprios a paga pela sua aberração” (Primeira Carta aos Romanos, 1:26-27); “Vocês não sabem que os injustos não herdarão o Reino de Deus? Não se iludam! Nem os imorais, nem os idólatras, nem os adúlteros, nem os depravados, nem os efeminados, nem os sodomitas, nem os ladrões, nem os avarentos, nem os bêbados, nem os caluniadores irão herdar o Reino de Deus” (Primeira Carta aos Corintos 6:9-10); “Sabemos que a Lei é boa, contanto que a tomemos como uma lei. Ela não é destinada ao justo, mas aos iníquos e rebeldes, ímpios e pecadores, sacrílegos e profanadores, parricidas e matricidas, homicidas, impudicos, pederastas, mercadores de escravos, mentirosos, para os que juram falso, e para tudo o que se oponha à sã doutrina, de acordo com o Evangelho glorioso do Deus bendito, que me foi confiado” (Primeira Carta a Timóteo 1:8-11).
O estudante considera que “a Bíblia, as religiões e tudo mais, passaram por milhares de anos, por milhares de interpretações...” Sem dúvida. Mas o que acima está citado foi retirado do texto bíblico, antigo e novo testamentos, e não de suas interpretações...

Nenhum comentário: