sábado, março 27, 2010

È preciso cuidado com o Google. Espero que não me censurem, também!!

Google censura intelectual cubano e desativa o seu blog

Posted: 27 Mar 2010 12:24 AM PDT

O escritor e ensaísta cubano Henry Ubieta, que manteve o blog "A ilha desconhecida" em seu registro gratuito no provedor de blogs livres Blogger foi censurado quando os administradores do portal de propriedade do Google desativou o acesso ao blog e bloqueou sua conta do Gmail.

Ubieta, que denunciou a brutal campanha empreendida contra Cuba nas últimas semanas sobre supostas violações dos direitos humanos em Cuba, já havia publicado algumas horas antes do artigo "satanização de Cuba", o raciocínio impecável das argumentações políticas que apoiam a nova ofensiva da mídia.

Abaixo temos a mensagem enviada de Ubieta Henry, via conta de e-mail, anunciando que pediu explicações aos administradores da bloguer.com, pelo fato, que flagrantemente o ato viola o direito à liberdade de expressão dos cubanos na Internet:

Amigos: Hoje [ontem] às seis horas da tarde fui para a primeira página do meu blog, e divertia-me, por outras janelas do Internet Explorer, verificando alguns blogs sobre temas relacionados com o meu. Deixei minha casa, e eu fechei meu blog (desliguei o computador), por volta das sete, sem acrescentar nada de novo.

Em contrapartida, as nove e meia da noite, eu queria verificar o meu mail e eu não conseguia acessar o Gmail. Toda vez que eu marquei meu nome e senha, apareceu um aviso dizendo: "Conta desativada temporariamente." Eu não dava importância ao assunto, porque eu achava que era um problema da máquina ou da conexão, já que em Cuba é lenta.

Mas ao tentar abrir o blog foi ótimo para minha surpresa, encontrei um novo aviso do Blogger: "O blog foi excluída. Desculpe, o blog-a desconocida.blogspot.com ilha foi eliminada. Este endereço não está disponível para novos blogs.

Eu escrevi para o Blogger pedindo informação, e usando como referência outra conta de email pessoal(yahoo), pois a que eu tinha do gmail - base do blog, foi desqualificada como expliquei. Eu não recebi nenhuma resposta.

Se fosse um ato incomum de censura, nas próximas horas vai esclarecer esse ponto, porém eu não acho que isso é devido a um posto específico. Seria uma prova de que a guerra de "ideias" na Internet não está buscando a vitória dos ideias. Mas eu não quero admitir a possibilidade.

Espero explicação do Blogger e a possibilidade de que os danos podem ser reparados.
Eu vou mantê-los informados.

Ubieta Enrique Gomez

Fonte original :Cuba debate

2 comentários:

AF Sturt Silva disse...

Camarada, eu fui uns dos primeiros bloqueiros no Brasil a solidarizar com nosso companheiro.

Temos que denunciar mais essa faceta contra Cuba!

Saudações!

http://ousarlutar.blogspot.com/

AF STURT

Fernanda Tardin disse...

Lu, vc. sabia que a CIA desde final de 2009 comprou o Google, Facibox, e outros sites?