quinta-feira, junho 16, 2011

RECUOS DA PRESIDENTE DILMA PREOCUPAM!!!!!


Dilma desiste de revisão da Lei da Anistia para punir torturadores

O que todos brasileiros, especialmente os que foram vitimas das crueldades e horrores dos porões da Ditadura Militar brasileira,que durou 25 anos, e seus familiares esperavam da Presidente Dilma, se transformou em frustração com a noticia abaixo. Ficam prejudicadas ainda as ações que adviriam com a “Comissão da Verdade” em gestação no Congresso e que contava com o apoio da Ministra dos Direitos Humanos, Maria do Rosario.

O que será que esta ocorrendo com a presidente Dilma? Sera que ela esta entrando na “onda” conciliatória e direitista de seu ministro da Defesa, Nelson Jobim, que acabou se transformando de um democrata em porta-vóz da direita militar, que é minoria inclusive nos quartéis? Esqueceu-se ela dos seus próprios três anos de prisão política e das torturas e humilhações e injustiças que passou no período negro da Ditadura?

Mudar o rumo urgente!!!

Com esta atitude e mais outras que anda tomando no governo, fortalecendo a hegemonia petista, inclusive de suas facções mais à direita no Ministério e sua timidez ao enfrentar os bolsões neo-liberais que resistem no comando da política econômica, começam a se esvair as esperanças que seu governo seria um passo a frente da administração democrático e popular do governo Lula.

Lutamos para que ela fosse eleita na esperança de mais avanços no governo na questão social e política, indo de encontro as forças de esquerda e preparando a Nação para seu inevitável salto rumo a ruptura com o capitalismo selvagem, a ganancia da banca internacional e nacional e os oligopólios que dominam o sistema financeiro e industrial no Brasil.

Com preocupação, vemos a presidente Dilma se afastando dos rumos de uma política democrática, popular e soberana para um caminho desconhecido. Mas que por esta atitude de não punir torturadores, não enfrentar o sistema financeiro nacional e internacional e pela timidez de avançar no atendimento dos anseios das massas trabalhadoras brasileiras, fica a pergunta:” a presidente Dilma vai trair ou vacilar nas suas promessas de campanha e atendimento ao anseio nacional de Justiça social, democracia ampla e soberania nacional?”

O tempo dara a resposta, mas temos que agir e pressionar seu governo para marchar para a frente. Não recuar jamais!!!


Com NÁDIA GUERLENDA CABRAL

DE BRASÍLIA ,Agencia Folha!

A presidente Dilma Rousseff desistiu oficialmente da revisão da Lei da Anistia, que possibilitaria a punição de crimes cometidos por agentes da repressão durante o regime militar.

O advogado-geral da União, Luís Inácio Adams, afirmou em parecer que a questão foi encerrada em abril do ano passado, quando o STF decidiu pela não revisão da lei.

Em nome da presidente, Adams recomendou ao tribunal que rejeite um recurso do Conselho Federal da OAB. A entidade cobra novo posicionamento do STF quanto à submissão ou não do Brasil à Corte Interamericana de Direitos Humanos.

A corte considera que crimes cometidos por autoridades estatais são crimes contra a humanidade e, portanto, não poderiam ser anistiados por leis nacionais.

Quando era ministra da Casa Civil, Dilma defendeu a revisão da Lei da Anistia ao dizer que os crimes cometidos por agentes de repressão durante a ditadura eram "imprescritíveis" e, portanto, poderiam ser julgados a qualquer tempo.

Juntamente com os então ministros Tarso Genro (Justiça) e Paulo Vanucchi (Direitos Humanos), Dilma representou uma dissidência dentro do governo e criticou duramente o parecer contrário à revisão feito pelo Advogado Geral da União à época, o hoje ministro do STF José Antônio Dias Toffoli.

Durante a campanha eleitoral, a presidente evitou polêmicas e passou a se dizer contra a revisão porque não queria "revanchismos". Esperava-se, porém, que ao assumir a presidência Dilma desse atenção especial ao assunto.

É a segunda vez nesta semana que Dilma recua em um tema que lhe era caro: a primeira foi a decisão da presidente de não mais se empenhar para acabar com o sigilo eterno de papéis considerados ultrassecretos.

2 comentários:

Reivax Argen disse...

Um grande abraço Luís. Dilma sabe transcender as contradições através da dialética

Marco Lisboa disse...

Quando até o PC do B no seu órgão de imprensa reclama, ainda que timidamente, dos recuos do governo, é porque endireitou de vez. Essa nova medida provisória sobre as licitações é uma confissão antecipada de culpa. Além da aliança estratégica com a direita temos a complacência aberta com a corrupção. Que dureza