terça-feira, agosto 09, 2011

SALVE,SALVE!!! JOÃO GILBERTO MARCA SHOWS AO VIVO EM SÃO PAULO, BRASILIA, RIO E SALVADOR!!!!


O aguardado show de João Gilberto em São Paulo foi anunciado ontem à tarde para o dia 5 de novembro, na Via Funchal, pelos organizadores da turnê. A casa de shows não o confirma oficialmente. Um segundo show na cidade, ainda sem data definida, está sendo negociado – a ideia é que este tenha ingressos mais baratos. Não foram divulgadas informações sobre vendas.
O baiano vai cantar também no Rio, Salvador, Brasília e Porto Alegre. As datas ainda não foram fechadas. A turnê começaria no dia 29 de agosto e iria até o fim de novembro, conforme havia sido noticiado há dois meses, mas deve ter início só no fim de outubro. O projeto "80 Anos - Uma Vida Bossa Nova" deve resultar na gravação de dois DVDs – ainda vai depender da aprovação do artista. Seriam seus primeiros registros nesse formato.

João Gilberto fez 80 anos em 10 de junho. Recluso em seu apartamento, no Rio, não é visto pelos fãs desde 2008, quando participou das comemorações dos 50 anos da bossa nova. O repertório dos próximos shows deve ter músicas que ele nunca gravou, além de clássicos. As negociações da turnê são capitaneadas pela mãe da filha caçula de Gilberto, Claudia Faissol.


Cantor é famoso pelo perfeccionismo e pelas manias para se apresentar em público; saiba o que é verdade e o que é lenda


O perfeccionismo de João Gilberto é tão famoso quanto a sua batida de violão. As lendas que envolvem suas exigências no palco, por exemplo, são inúmeras. Uma boa parte delas são apenas isso, lendas – ele não proíbe que o ar condicionado das casas de shows em que toca seja ligado (só reclama se estiver muito frio), nem faz questão de centenas de toalhas brancas em seu camarim. Mas o microfone – ou melhor, os microfones, um para a voz e outro para o violão – tem de ser de marca e modelo específicos, sim.

É a sua principal exigência: onde quer que se apresente, os microfones têm de ser da marca austríaca AKG, modelo C414. O aparelho custa, em média, R$ 2 mil e é mais comum em estúdios de gravação. João, no entanto, faz questão de usá-lo em suas apresentações ao vivo. Em 2003, quanto tocava para 17 mil pessoas no Hollywood Bowl, em Los Angeles, ele esteve a ponto de abandonar o palco porque o microfone não era o especificado no contrato. Foi até o final, mas passou a performance inteira reclamando do som.

O silencio é fundamental!

Outro fator que João Gilberto não abre mão é o silêncio da plateia. Público barulhento, para ele, é algo imperdoável. Que o diga quem estava na inauguração do Credicard Hall, casa de shows em São Paulo, em setembro de 1999. Na ocasião, ele ficou tão irritado com as conversas – e com a má qualidade do som da casa – que discutiu com a plateia. Ao ser vaiado, retrucou: "vaia de bêbado não vale", e mostrou a língua para o público. Prometeu nunca mais se apresentar no local, e cumpriu.

O perfeccionismo do músico também é responsável por seus três primeiros álbuns estarem fora de catálogo. "Chega de Saudade" (1959), "O Amor, o Sorriso e a Flor" (1960) e "João Gilberto" (1961) estão indisponíveis por causa de uma batalha judicial com a gravadora EMI, que no início dos anos 1990 reuniu canções desses três discos numa coletânea chamada "O Mito". João odiou a remasterização feita e exigiu a retirada do disco das lojas na justiça. Até hoje, músico e gravadora não chegaram a um acordo.

Mas o bicho não é tão feio quanto parece. Na última vez em que se apresentou no Brasil, em 2008, não houve qualquer problema. Na ocasião, João tocou em São Paulo, Rio de Janeiro e Salvador, como parte das comemorações dos 50 anos da bossa nova. Em nenhum dos shows ele se queixou do som, do público ou do ar condicionado. De ruim, só outra característica bastante comum do cantor: os atrasos. Na primeira de suas duas performances em São Paulo, ele subiu ao palco uma hora e meia após o horário marcado.

Realizado no Auditório Ibirapuera, o show teve um detalhe curioso: na metade da primeira música, "Aos Pés da Cruz", o som de uma mensagem de erro do Windows inexplicavelmente apareceu nos alto-falantes. João, no entanto, continuou cantando como se nada tivesse acontecido. A plateia respirou aliviada.


Um comentário:

nilo walter disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.