quinta-feira, outubro 20, 2011

UMA VISITA SENTIMENTAL AS TERRAS CAPIXABAS!!!



NO ESPIRITO SANTO, ATRAVESSEI E CURTI OS DOIS LADOS DA PONTE!!

Realizei nos ultimos dez dias uma viagem sentimental e porque não, politica também, pelo meu querido Espirito Santo. Encontrei o mesmo povo simpático e acolhedor e um Estado em plena efervecencia econômica e infelizmente politicamente apático, em função da perniciosa hegemonia politica exercida há mais de 10 anos pelo grupo do ex-governador Paulo Hartung e seus acólitos.

Mas a tendência neste campo é mudar, até porque os grupos(vide a família Mauro) e partidos escamoteados do poder central e satelizados, tendem a reagir por conta das eleições municipais do próximo ano. Todos querem visibilidade e espaço para crescer, inclusive o nosso glorioso PCdoB. Mas isto veremos com o desenrolar das articulações que já se iniciaram. Agora é trabalhar e dar tempo ao tempo.

Os amigos

Mas queria mesmo era ver os meus queridos e solidários amigos. Ví logo no primeiro dia, nosso camarada Nilo Walter e a Sandrinha Rangel, de Itapoã, em Vila Velha. Depois fui ver meu querido amigo e companheiro de velhas guerras vencidas e a vencer, Carlos Fernando e sua imbatível companheira Paula Leonardo(fotos abaixo), em Marataizes. Grande alegria em ver Carlos Fernando lutando bravamente para vencer as agruras de sua doença com ajuda da Paulinha e mais animado e com a cabeça a mil.
Carlos Fernando e Dino Graccio
Paulinha, companheira e guardiã de Carlos Fernando

Depois revi, após muitos anos, Walter Araujo, antigo companheiro de Partido, tocando com sucesso seus negócios e preocupado em articular mais espaço para atuação institucional do Partido no Estado. Tambem foi me ver no “Hotel Camburão” o inefável Dino Graccio,(na foto acima com Carlos Fernando) com sua sempre imbatível verve e se tornando cada vez mais um artista plástico de respeito e cheio de planos e sonhando com a volta do inesquecível jornal “Araponga”.

Sempre presente

Andou comigo e me protegeu nos dias que estive por lá, com sua lealdade de sempre, o Luiz Antonio, conhecido como “Abobrão”. Estive e troquei idéias e planos com o sempre amigo e camarada Gildo Ribeiro. Vi também Vanda Gasparini e o inefável Ronaldo Montalvão. Vi brevemente, mas com prazer, Marcos Monjardim, agora feliz porque vai ser papai novamente e sua bela esposa.

Fui ver a minha sogra, mãe da minha sempre querida companheira Polyana, dona Creusa, meu cunhado Wellisson e sua irmã Paula e ainda a promissora sobrinha Raniere, lá em Fundão, sempre “Fundão dos Indios”. Mas faltou tempo para estar com os camaradas Luiz Palauro e nosso camarada prefeito da cidade, o promissor Anderson.

Estive também com Radagasio, tio da Polyana e figura impar e simpática. Comemos juntos em sua casa no bairro da Glória em Vila Velha, um belo churrasco e degustamos um garrafa de uísque numa tarde agradabilíssima.

Minha memória ia me traindo e quase esqueço de citar figuras impares: Carlito Osório, o veterano comunista que após anos afastado, esta voltando ao seu lar, o PCdoB. Tivemos eu, ele e sua filha a fotógrafa Carla Osório e seu neto Igor, um lauto e agradavel almoço à beira da Praia. E outro, "ex" comunista, hoje, sei lá o que, mas ótima e civilizada pessoa, o academico Fernandão Herkenhof, a quem infelismente não deu tempo de ver pessoalmente e prosear sobre as coisas e as voltas que o Mundo da!

Conheci pessoalmente Fernando Claro e sua mulher Sandra, a quem nutria uma longa amizade apenas virtualmente e os adorei. Este Claro tem muito a iluminar este Espirito Santo cheio de guetos escuros, agora que pode exercer livremente sua profissão de advogado.

Fui a Santa Cruz na casa “santuário” ecológico, do Chico Martins, irmão dos amigos e camaradas Carlos Umberto e João Martins. Outro dia agradável! Um almoço simples e muita conversa, além de conhecer os avanços do Chico em seus trabalhos com cerâmica artística. E com o meu cineasta, artista plastico e amigo,Tião Fonseca. Sempre cheio de planos e batalhas a batalhar.

Fui a Barra do Jucu, terra da magia, do som dos tambores do Congo e das novas bandas regeeiras, para ver o grande jornalista, parte da história da imprensa capixaba, Pedro Maia, com quem almoçamos um belo peixe no “Marébaixa”. E não poderia deixar de lado, a visita ao apartamento acolhedor do Coronel Klinger Sobreira de Almeida, diretor do Grupo Aguia Branca, escritor e amigo de todas as horas. Momentos agradáveis ao lado de sua esposa Maria, poetisa e cantora das mais sensíveis.

Faltou ver muita gente

Enfim, foram dez dias de muita conversa, troca de afagos e matança de saudades. Só senti não ter podido estar com meu amigo, companheiro e “guru”, Ruy Ribeiro Crespo. Tinhamos tanto a falar e experiencias a trocar e saudades a resgatar, mas uma doença na família dele, impediu nosso encontro. Agora é arranjar um tempo para ir lá só para estar com ele e dividir e aproveitar sua abrangente e vital energia positiva.

Deixei de ver também meu velho amigo e companheiro Max Mauro, Joel Rangel, o grande Iran Caetano, sempre ocupado por seus plantões hospitalares, Antonio Gurgel, o Eugenio querido, Anderson Falcão, hoje ocupada autoridade municipal em Vila Velha, o artista Carlos Luz, o Zé Maria e o Tadeu Paiva, que morando agora em Piuma me dificultou ve-lo. O Antonio Carlos Lacerda, também não consegui encontrar.

Faltou ver ainda o combativo advogado e amigo solidário em todas as horas, Homero Mafra Junior, agora dirigindo audaciosamente a OAB/ES, os irmãos Chieppe. Nilton, Luiz Wagner, Aylmer,Renan, amigos de sempre e empreendedores de sucesso e muita gente mais.

Ouros amigos e companheiros aqui não citados, mas não esquecidos, vou tentar por todos os meios nos ver na minha próxima visita a esta abençoada e tão maltratada terra do Espirito Santo. Até breve a todos que vi e não vi!!!!

2 comentários:

Unknown disse...

Apá, amigo da Pavuna. Obrigado pela gentil citação do nome
do velho Dino Gracio no seu post. Foi ótimo rever você, resistente às
mazelas da saúde, rodando mundo a trabalhar e sempre
a valorizar as amizades.

Cpmentario de Dino Graccio que reproduzo aqui!!

CFLima disse...

Grande,Apá,em todos sentidos - coração/amizade/solidariedade/generosidade - também ficamos felizes por sua visita.Não da pra ficar reclamando. Vc também demonstrar isto com sua vontade de viver, superando as mazelas da natureza, q nos impõem males que não pedimos ou desejamos.Enquanto ela permitir vamos vivendo pra desafia-la, cientes que ainda é possível ir ao lado dos nossos sonhos. abs