quarta-feira, julho 29, 2009

Refletindo sobre o novo socialismo!!

Reflexões sobre o novo socialismo!!!!

Como sabem sou amigo de Deus da Silva, que em homenagem a Pedro Pomar, me enviou a reflexão que publico abaixo.Mas é bom lembrar que tudo começou na época de Lenin, quando Nikolai Kalinin formulou os alicerces da NEP(Nova Politica Economica)na construção da União Sovietica. Alias, todos nós revolucionarios, precisamos aproveitar o momento e voltar a se debruçar sobre os livros e estudar melhor a obra de N. Kalinin!

"A respeito da análise do socialismo com características chinesas, ou vietnamitas, alguns setores da esquerda aceitam as teorias a granel dos pensadores liberais. Segundo elas, a China e o Vietnã já teriam se tornado capitalistas, só faltando liquidar ou transformar seus partidos comunistas, assim como os Estados que eles comandam.

Essas teorias não aceitam que seja socialista um país que, em seu processo de desenvolvimento, utilize mercado, propriedade privada e integração ao mercado mundial capitalista, mesmo em combinação com planejamento estatal, propriedade estatal, propriedade coletiva, industrialização e agricultura familiar. Afirmam que essas aparências de socialismo estão, na verdade, subordinadas ao processo de expansão capitalista.

Se a China e o Vietnã houvessem afundado sob essa sopa aparentemente eclética, se seus partidos comunistas e seus Estados nacionais não continuassem afirmando estarem na fase inicial da construção socialista, e fizessem como os russos e europeus do leste, que admitiram o capitalismo como sua salvação, talvez não se devesse perder tempo com suas experiências.

No entanto, ao contrário dos países que seguiram a cartilha do Consenso de Washington, tanto a China quanto o Vietnã estão se transformando de países atrasados, durante boa parte do século 20, em países avançados e desenvolvidos. A China, em especial, que iniciou mais cedo as reformas em seu socialismo, está ingressando paulatinamente num estágio de país desenvolvido, enquanto o Vietnã evolui para se tornar um novo "tigre" asiático."

Nenhum comentário: