quinta-feira, fevereiro 09, 2012

Consórcios de empreiteiras só "roubam" dinheiro publico!

Uma questão não resolvida pelos governos petista ou não, é de quem são estes consórcios que ganham todas as grandes obras, concessões ou empreendimento no Brasil recente. Oligopolizados pelas benesses da Ditadura Militar, construtoras principalmente, como Odebrecht(hoje atuando em vários setores da economia), Andrade Gutierres, Camargo Correia, OAS e poucas outras, ganham todas as licitações, depois terceirizam os serviços. Conseguem aditivos “ad eternum” nos contratos e algumas vezes sequer completam as obras.

 E eles continuam ai ganhando e se enriquecendo. Toda grande obra ou permissão e concessão, os mesmos empreiteiros estão lá formando seus consórcios,que são verdadeiras quadrilhas. Este é o "crime organizado" que o governo federal ou  dos Estados e a Justiça não vê, não pune, mas previlegia!


Nunca governo ou Justiça investigou as  falcatruas e a riqueza acumulada  destes empresários. Continuam ai, começa governo, acaba governo. Democratizar a participação de pequenas e médias empresas, capitalizando-as e dando-lhes oportunidades de crescer, ninguém discute ou propõe!
Um exemplo são as obras de ampliação do Aeroporto de Vitória. 


Desde o inicio do governo Lula, foi feita a "licitação" e quem ganhou foi um consórcio formado pelas grandes empreiteiras que nada fizeram a não ser terceirizar as obras, "engolir" as verbas e tudo continua na mesma. O TCU embargou as obras e pediu revisão dos contratos e até agora, quase 8 anos depois tá tudo lá do mesmo jeito. Processo e cadeia para os ladrões, nada !!!

Nenhum comentário: